Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou
situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e
muitas vezes está relacionado com a
criação de empresas ou
produtos novos.Muitos, como
Bill Gates,
Mark Zuckerberg,
Sean Parker,
Steve Jobs,
dentre outros ficaram famosos por criarem organizações que realizaram
inovações em seus setores. O empreendedor não é somente aquele que
inova, vários deles também trabalham na criação de empresas em setores
tradicionais, como o banqueiro
Amador Aguiar.
Em 2009, havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedoras no
Brasil.
[1]
Segundo pesquisa realizada pela "Global Entrepreneurship Monitor",34%
dos brasileiros adultos são empreendedores. É um número bastante
expressivo, que mostra a força do
empreendedorismo no país.
Conceito
O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista
Joseph Schumpeter, em 1945, como a base de sua teoria da
Destruição criativa.
Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as
habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue
reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar
as vendas de sua empresa
[2]
. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade
ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo
econômico ao homem de negócios privado.
[3]
Mais tarde, em 1967, com
Kenneth E. Knight, e em 1970, com
Peter Drucker,
foi introduzido ao empreendedorismo a ideia da necessidade de arriscar
em algum negócio para montar organização. Já em 1985, com
Gifford Pinchot III
, foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, ou seja, uma pessoa
empreendedora, mas que trabalha dentro de uma organização
[4] .
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso
Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele,
empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor,
dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos
financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as
consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Definição
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento
econômico e social de um país. O papel do empreendedor é identificar
oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um
negócio lucrativo.
Em 1993, Regina Silvia Pacheco, faz um dos primeiros usos da palavra "empreendedorismo" na língua portuguesa
[5] , se referindo às novas estratégias econômicas adotadas, até então, em cidades estrangeiras.
Em 1997, Fábio Fowler definiu que "empreendedor é aquele que cria e gerencia projetos" e traduziu o termo
entrepreneurship para o português criando assim a palavra empreendedorismo.
[6]
Que é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e
habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico,
empresarial). A palavra origina-se do termo "empreender" que significa
realizar, fazer ou executar.
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e
pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas
soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência
do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades,
além da preocupação com a melhoria do produto.
Mario Manhães Mosso, porém, volta à definição original de
empreendedor, do grego condutor, mostrando que o empreendedorismo tem
mais chances de sucesso através do empresarismo, quer dizer, não basta o
gosto por assumir riscos, é importante um comportamento de empresário,
que organiza, planeja e estuda profundamente o assunto para ter uma
atividade com sucesso consistente. Por isso ele distingue
empreendedorismo de empresarismo, e afirma que a mistura é mais saudável
e promissora.
[7]
Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos mostram que o
sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios
comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento
técnico de gestão quanto se imaginava até pouco tempo atrás. No Brasil,
apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer
concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos,
58% dos empreendedores possuem formação superior. Quanto mais alto for o
nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de
empreendedorismo por oportunidade.
[8] De acordo com dados do
Global Entrepreneurship Monitor, em 2011 o
Brasil
tinha 27 milhões de adultos entre 18 e 64 anos que já possuíam ou
estavam começando seu próprio negócio – o que representa 1 empreendedor a
cada 4 adultos brasileiros. Esses dados levaram o Brasil a uma posição
destacada de terceiro país mais empreendedor dentre os 54 países
estudados. Outro dado interessante encontrado pelo
Ipea, uma agência do governo, é que 37 milhões de trabalhos no Brasil estavam associados a negócios acima de 10 funcionários.
[9]
Nenhum comentário:
Postar um comentário